Previsão para Luanda
Sábado, 23 de Agosto

20ºC/33ºC - Céu pouco nublado ou limpo

Chuvas
23/08

O Instituto

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, abreviadamente designados por INAMET, é uma instituição de pesquisa e prestação de serviços nos dominios da Meteorologia, Geofísica e Astronomia, dotado de personalidade juridica e de autonomia administractiva, financeira e patrimonial, sob tutela do Ministerio dos correios e telecomunicações.

O INAMET, foi criado aos 23 de Junho de 1980, pelo decreto N.º 23/80 do conselho de Ministros com a designação primaria de estatuto nacional de Hidrometorologia e Geofísica, em substituição do então serviço meteorológico de Angola - SMA, criado em 17 de Junho de 1950.

Os deveres funcionais do estatuto, foram conservados pelo decreto da lei 9/95 que aprovou o estatuto orgânico do ministerio dos transportes e comunicações e a tribuiu a desgnação de estatuto nacional de Meteorologia e Geofísica - INAMET, e posteriormente passou a ser parte integrante do ministerio dos correios e telecomunicações pelo decreto Lei 2/98 de 16 de Janeiro de 1998.

Na verdade, o inicio das actividades do pelouro do instituto de Angola, Datam a mais de um seculo com a instalação em 1857 do primeiro observatorio Meteorologica em Luanda, para fins de vigilancia do tempo e do clima. em 1879 no referido observatorio da-se inicio a actividade do serviço da hora referente a área de astronomia e no mesmo ano ainda, realisam-se as primeira obsevações magnetica na área de geofísica. por congregar a execusão de varias actividades cientificas, o observatorio foi em homenagem ao seu patrono cientifico denominado por observatorio João Capelo.

A necessidade de conhecer-se o comportamento dos elementos climaticos, geofísicos e astronomicos em outras localidades do país, fiseram que se desse inicio a instalação de observatorios em diferentes locidades do interior do país e, em 1974 o país tinha uma rede de estações com mas de 500 unidades agrupadas em varias classe colhendo dados para vigilancia meteorologica, geofísica e astronomica.

Actualmente, 206 funcionarios aceguram as actividades o instituto em todo territorio nacional, dos quais 131 são tecnicos.