Notícias

SEGUNDO COMITÉ DE DIRECÇÃO: ENTRE PARIS E TOULOUSE

2020-03-31
De 25 a 28 de Fevereiro, a MFI teve o prazer de acolher na França o segundo Comité Director do Projecto de Modernização do INAMET. A delegação angolana foi composta por:
-    Sr. Domingos Nascimento, Director-Geral, INAMET
-    Sr. Matias Manuel da Silva Borges, Director Nacional de Tecnologias de Informação e Meteorologia, MTTI
-    Mr. Francisco Osvaldo Sebastião Neto, Assessor, INAMET
-    Sra. Luzia Mitange, Directora de Projecto, INAMET

Do lado francês, participaram as seguintes pessoas:
-    Sr. Patrick Bénichou, Presidente, MFI
-    Sr. Fabrice Claverie, Director de Projecto, MFI
-    Sra. Silvana Latavanha, Intérprete, MFI

O programa teve início no dia 25 com uma visita às instalações da Météo-France em Paris e uma reunião com a directora-adjunta, Anne Debard. Os nossos convidados tiveram também a oportunidade de visitar a Unidade de Mídia da Météo-France para ter uma demonstração do MetaCast: uma solução gráfica meteorológica que poderá ser implementada na sede do INAMET para melhorar significativamente as suas capacidades de produção, especialmente para os canais de televisão.

No segundo dia, o Comité Director levou os seus participantes a Toulouse, onde a MFI tem a sua sede e a Météo-France o seu principal centro operacional. A delegação angolana pôde visitar a sala de previsões da Météo-France, o seu centro de dados, bem como um centro de manutenção e calibração de equipamentos de observação. Foi também organizado um encontro com a empresa STERELA (subcontratada da MFI para o projecto PMI): foi a oportunidade de ver, em condições operacionais, as estações meteorológicas automáticas que serão instaladas em Angola nos próximos meses.



Os últimos dois dias do Comité Director foram dedicados a uma análise completa do progresso do projecto. As equipas das MFI também fizeram várias demonstrações das soluções que em breve terão o funcionamento implementado na sede do INAMET: OBSMET (sistema de recolha de dados), SYNERGIE-WEB (sistema de previsão), AEROMETWEB (sistema piloto de briefing) e METEOFACTORY (sistema de produção para EWS e PWS). 

No final, este intenso calendário de 4 dias deu origem a muitas discussões frutuosas e enriquecedoras que permitirão que o projecto PMI continue a progredir a bom ritmo. Todos os participantes se despediram, tendo em mente o terceiro Comité Director que terá lugar dentro de alguns meses em Luanda.

Voltar
PUBLICIDADE