Notícias

Cada cidadão produz quatro a cinco quilogramas de lixo por dia

2018-09-01
angop.ao
AngolaOnline

Benguela - Quatro a cinco quilogramas de resíduos sólidos são produzidos, diariamente, por cada cidadão morador da província de Benguela, informou sexta-feira, nesta cidade, o director provincial do Ambiente e Gestão de Resíduos Sólidos, Elmano Inácio., Segundo o responsável, que falava no acto de lançamento da campanha provincial de sensibilização e educação ambiental, essa estatística resulta do estudo realizado recentemente pelo sector que dirige.

Para se inverter esse quadro, as autoridades lançam a referida campanha com o intuito de despertar a consciência cívica dos cidadãos sobre a necessidade de cuidarem do meio ambiente em que habitam.

Na mesma senda, Elmano Inácio considera que o novo modelo de recolha de lixo, porta-a-porta, está a decorrer de forma positiva, mas enfatiza a necessidade das pessoas da educação ambiental na promoção de comportamentos diferenciados.

"O novo modelo, em que cada cidadão comparticipa com 200 kwanzas, permitiu poupanças de recursos do Estado, pois, as empresas operadoras deixaram de existir, devido a terceirização de serviços", disse.

Por seu turno, o vice-governador provincial para o sector técnico e infra-estruturas, Leopoldo Muhongo, é de opinião que o desafio maior consiste no reforço da capacidade técnica, operacional e humana das administrações municipais para melhoria do saneamento básico.

Para o governante, o novo modelo, que começou a ser implementado em Junho último, vai permitir a poupança dos fundos públicos, que eram gastos de forma excessiva em matéria de saneamento básico e do meio.

Segundo o responsável, a poupança de recursos vai permitir a materialização de alguns projectos a nível das administrações.

Leopoldo Muhongo anunciou, por outro lado, que a província vai beneficiar a médio prazo de dois projectos de aterros sanitários nos municípios de Benguela e Lobito.


Voltar
PUBLICIDADE