Notícias

Responsável alerta para venda de botijas de gás alterado

2018-09-04
angop.ao
AngolaOnline

Luanda - Algumas botijas com fluidos refrigerantes de origem e qualidade duvidosa estão a ser comercializadas no mercado angolano, alertou hoje (terça-feira), em Luanda, o coordenador da Unidade Nacional de Ozono, António Matias., Segundo o responsável, entre os elementos de falsificação, destaca-se a testagem de vários recipientes, com rótulo R22 ou Freon 22.

Na sua óptica, após a leitura no aparelho de identificação deu-se a informação que o fluido refrigerante, no interior da mesma, é mistura de R22 com R134, o que demonstrou ser adulterado, porque o fluído refrigerante R22 é puro e não pode ser misturado.

"Existem fluidos refrigerantes que são misturas, explicou a fonte, tais como das séries 400 e 500. Estamos a falar do R404A, R410A, R407C, R507 e outros, mas quando são testados no aparelho de identificação, apresentam a informação dos fluidos refrigerantes que entram na sua composição química e a respectiva percentagem”, sublinhou.

Segundo afirmou, os fluidos refrigerantes R22 e R134a, são puros e ao serem testados devem aparecer em 100 porcento R22 ou R134a e quando aparece após teste como mistura, está falsificado.

O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono, que se comemora a 16 de Setembro de cada ano, é uma oportunidade para uma reflexão conjunta e concertada sobre a necessidade de realização de acções e adopção de comportamentos que contribuam para a protecção do velho protector dos seres vivos na Terra.

Nesta conformidade, o Ministério do Ambiente realiza, desde a segunda quinzena do mês passado, acção formativa sobre técnicas de frio, nas províncias do Uíge, Cabinda e Cunene, com vista a aprimorarem os seus conhecimentos sobre práticas de refrigeração e ar condicionado.

Participam igualmente da acção formativa, técnicos das alfândegas, comércio, Polícia Fiscal, Económica, de Guarda Fronteira, entre outros.

Os aparelhos de identificação de fluidos refrigerantes, fazem a leitura dos mesmos existentes na botija e vai ajudar o utilizador a comparar o produto, que está mencionado no rótulo e no interior da botija.

Os formandos estão a ser capacitados, no sentido de sensibilizar os usuários a adquirir fluidos refrigerantes que estão estipulados pela norma ANSI/ASHRAE 72 e o Ministério do Ambiente está a constituir Grupo de Trabalho de Apoio a Unidade Nacional de Ozono, nas províncias, para darem seguimento com acções formativas e controlo da movimentação de fluidos refrigerantes, nas respectivas províncias.

Os países em desenvolvimento beneficiam de apoios do Fundo Multilateral do Protocolo de Montreal, no sentido de implementar projectos ligados a Sensibilização Pública, Formação de Técnicos de Frio em Boas Práticas de refrigeração e ar condicionado, bem como formação em identificação de fluidos refrigerantes.

O Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozono, é comemorado em Todos os Países Signatários do Protocolo de Montreal em Alusão a assinatura do Protocolo de Montreal, sobre as Substâncias Destruidoras da Camada de Ozono, ocorrido aos 16 de Setembro de 1987 em Montreal, Canadá.


Voltar
PUBLICIDADE