Notícias

Governador preocupado com caça furtiva no parque do Yona

2018-08-27
angop.ao
AngolaOnline

Tômbwa - O governador do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, mostrou-se domingo preocupado com o aumento de índices de casos de caça furtiva no Parque Nacional do Yona, no município do Tômbwa, que ameaça extinguir algumas espécies de animais., Tal inquietação foi manifestada no final de uma jornada de campo de cinco dias a esta localidade, que visou constatar as dificuldades das comunidades locais.

O parque possui um milhão 515 mil hactares, 20 fiscais e poucos meios de trabalho, o que tem dificultado o trabalho de patrulhamento e fiscalização.

"O território é muito grande e necessita mais de 50 fiscais equipados com meios como motorizadas todo-terreno para um patrulhamento sem sobressaltos", reconheceu o governante.

Lamentou ainda o facto dos fiscais estarem a passar dificuldades financeiras, estando nesta altura sem os salários há cinco meses, problema que o governante promete solucionar em coordenação com o Ministério do Ambiente.

O Parque Nacional do Yona possui animais como elefantes, zebras, gazelas, rinoceronte pretos e brancos, hiena, macacos, entre outras espécies.


Voltar
PUBLICIDADE